Results for 'Kylze Carolyne Prata de Lucena'

929 found
Order:
  1. Conflitologia: Aspectos teóricos para O estudo da litig'ncia.Kylze Carolyne Prata de Lucena & Lícia Vitória de Aquino Magalhães - 2013 - Revista Fides 4 (2):171-183.
    CONFLITOLOGIA: ASPECTOS TEÓRICOS PARA O ESTUDO DA LITIGÂNCIA.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Economia de Mercado.Manoel Barbosa de Lucena - 1994 - Princípios 1 (1):47-49.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    Palavras e Ruínas.Ludymylla Maria Gomes de Lucena - 2019 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (2):72.
    Esse artigo tem como objetivo refletir, primeiramente, sobre algumas das principais “dificuldades” que o sobrevivente de um evento traumático enfrenta em sua tentativa de representar o passado através do testemunho. Num segundo momento, a literatura e o cinema com teor testemunhal surgem como valiosos documentos históricos na luta contra o esquecimento - a partir do momento que conseguem dar voz aos “sem-nome”, aos “esquecidos” pela história oficial e pelas grandes narrativas do século XX. Livros como É isto um homem? e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  2
    Ditames da Reta Razão: Estado de Natureza e Sociabilidade Em Pufendorf.André Queiroz de Lucena - 2012 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 4 (7):118-133.
    Trata-se de apontar, a partir das considerações sobre o estado de natureza e sociabilidade em De jure naturae et gentium de Pufendorf, os elementos que reforçam o papel da recta ratio na preservação do gênero humano. De fato, pela atenção contínua a seus ditames, pode o jurisconsulto refutar a hipótese hobbesiana do estado de guerra e postular a natureza sociável do Homem.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  29
    Educação do Campo: a efetivação das políticas públicas educacionais no Assentamento Roça do Povo, município de Itabuna-BA.Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena, Taís das Flores Santos & Marcella Gomez Pereira - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023014.
    Este artigo aborda de maneira preliminar a efetivação das políticas públicas educacionais no Assentamento Roça do Povo, no município de Itabuna-BA, analisando a legislação vigente, pontuando direitos conquistados pelas populações rurais e principalmente pelos campesinos por meio das suas lutas e reivindicações. Também foram analisadas as dificuldades, desafios, progressos, formação de professores e a importância da educação no campo para os campesinos. Desta forma, abordamos a importância de conhecer e estudar as leis que regulamentam a Educação do Campo, pois, a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  9
    Diálogo sobre la vida feliz.Juan de Lucena - 2014 - Madrid: Centro para la Edición de los Clásicos Españoles. Edited by Jerónimo Miguel & Juan de Lucena.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. As Dí­vidas da Ciência.Manoel Barbosa de Lucena - 1995 - Princípios 2 (2):84-91.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Semântica de Grafos para CCW.Giovanni da Silva de Queiroz & Maria Vilma Fernandes de Lucena - 2001 - Princípios 8 (10):62-74.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  16
    Teoria disposicional de Searle e o problema da causação mental inconsciente.Tárik De Athayde Prata - 2022 - Revista Filosófica de Coimbra 31 (61):75-96.
    Exatamente como Descartes, Searle concebe a consciência como essencial aos fenômenos mentais. Para compatibilizar essa concepção cartesiana da consciência com a aceitação da existência do inconsciente, ele defende uma teoria disposicional: estados inconscientes existem como disposições para a produção de estados conscientes. Entretanto, seu argumento para a conexão entre o mental e a consciência se baseia na tese de que a forma aspectual não existe em fenômenos objetivos, o que é incompatível com a causação mental inconsciente. Para ser causalmente eficaz, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  54
    Expectativas e experiências da maternidade na gestação a termo e na gestação pré-termo: estudo comparativo com auxílio de Técnica Projetiva.Alcimeri Kühl Amaral Veiga Prata & Izabella Paiva Monteiro de Barros - 2012 - Revista Aletheia 38 (38-39):132-152.
    A maternidade é uma das mais complexas conquistas da vida de uma mulher, entretanto, esta conquista nem sempre se dá de forma tranquila. Imprevistos podem acontecer no decorrer deste processo. Com o intuito de aprofundar o estudo acerca dos possíveis efeitos da prematuridade na relação mãe e filho,..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  20
    Aplicación de la metodología basada en proyectos en la enseñanza universitaria.Victoria Mora de la Torre & Antonio Díaz-Lucena - 2023 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 12 (3):1-12.
    El sistema universitario español admite oportunidades de mejora en sus planes de estudios actuales, pues la incorporación de nuevas tecnologías, unidas a las innovaciones educativas, están impulsando la enseñanza superior hacia cambios significativos. La presente propuesta pretende dar cuenta del estudio de un caso donde se implementa un modelo experiencial basado en proyectos centrado en la asignatura: Producción de programas informativos en televisión. En consecuencia, tras la evaluación de esta propuesta formativa donde han participado más de doscientos cincuenta alumnos se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. A consciência como uma percepção do mental e o estatuto dos fenômenos mentais inconscientes na perspectiva de David Armstrong.Tárik de Athayde Prata - 2019 - Sofia 8 (1):199-220.
    O artigo examina a teoria de David Armstrong sobre a consciência e sua concepção do inconsciente. Após uma discussão do caráter anti-cartesiano dessa teoria, são discutidas as noções de consciência mínima e consciência perceptiva, bem como o conceito de consciência introspectiva, que é o mais importante para Armstrong. A conclusão é que, apesar do valor explicativo dos seus conceitos de consciência, Armstrong defende uma perspectiva insatisfatória a respeito do inconsciente, pois essa perspectiva não dá conta da real influência do inconsciente (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  20
    Um argumento contra a tese da subjetividade ontológica da consciência no naturalismo biológico de John Searle.Tárik De Athayde Prata - 2020 - Filosofia Unisinos 21 (3):303-311.
    John Searle claims that consciousness is ontologically subjective, since conscious mental phenomena only exist as long as they are experienced. Therefore, mental phenomena are essentially conscious, insofar as their mental character depends on their connection with consciousness. However, to align the acceptance of unconscious mental phenomena with his Cartesian view of consciousness, Searle defends adispositional account of the unconscious. The problem is that some cases of unconscious mental causation require that certain decisive mental properties exist in an occurrent way, and (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Dificuldades da concepção de John Searle sobre a redução da consciência: o problema das capacidades causais.Tárik de Athayde Prata - 2008 - Princípios 15 (24):05-29.
    O artigo investiga a concepçáo de reduçáo de Searle no que se refere à compatibilidade entre redutibilidade causal e simultânea irredutibilidade ontológica da consciência à atividade cerebral. A reduçáo causal da consciência – a explanabilidade causal de suas características por processos cerebrais e a identidade de suas capacidades causais (seçáo 2) – é incompatível com a irredutibilidade ontológica (seçáo 3), porque a diferença ontológica entre características subjetivas e objetivas torna a identidade das capacidades causais incompreensível (seçáo 4). O principal problema (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    Irredutibilidade Ontológica da Consciência e Dualismo de Propriedades No Naturalismo Biológico de John Searle.Tárik de Athayde Prata - 2023 - Endoxa 51.
    O artigo defende a tese de que a irredutibilidade ontológica que Searle atribui à consciência envolve o naturalismo biológico (proposto por ele como uma solução para a parte conceitual do problema mente-corpo) em diversas incoerências, especialmente no que diz respeito ao tema da causação mental. Após uma apresentação das teses básicas da teoria (seção 2), são discutidos os problemas que a tese da irredutibilidade ontológica gera para a visão de Searle sobre a causação mental (seção 3), e as incoerências decorrentes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  7
    O Problema da Forma Aspectual Na Concepção de Searle Sobre o Inconsciente.Tárik de Athayde Prata - 2022 - Dissertatio 55:65-89.
    O artigo examina o papel do conceito de ‘forma aspectual’ – o fato de toda representação representar seu objeto sob certos aspectos, e não outros – na argumentação de Searle para sustentar uma teoria disposicional do inconsciente. Após uma discussão dos argumentos de Searle para a conexão entre a intencionalidade inconsciente e a consciência (seção 2), são discutidas as razões para aceitar que a forma aspectual tem existência objetiva (seção 3) e o modo como a causação mental inconsciente exige a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  37
    A estrutura da autoconsciência na filosofia da mente de John Searle.Tárik de Athayde Prata - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (2):428-452.
    A tese defendida no presente artigo é que a autoconsciência, na visão de Searle é uma caraterística do campo unificado de consciência. Após uma discussão de três distinções a respeito da consciência propostas por Rosenthal, é discutido o conceito de consciência de Searle – como um fenômeno qualitativo, subjetivo e unificado – e o caráter holístico desse conceito. A discussão que Searle faz dos conceitos de autoconsciência e de introspecção mostra que ele acredita que uma autoconsciência implícita é uma característica (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  18.  56
    Características E dificuldades do naturalismo biológico de John Searle.Tárik De Athayde Prata - 2009 - Philósophos - Revista de Filosofia 14 (1):141-173.
    The paper aims at giving a general exposition of John Searle’s solution of the mind-body problem – biological naturalism – and examines its fundamental theses, and some of its consequences. The exam of such theses – which delineates the characteristics of Searle's theory – shows that the theory has three main difficulties, since it holds some assertions which at first sight seem to be incompatible.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  16
    A teoria disposicional de Searle sobre os fenômenos inconscientes e o problema da eficácia causal.Tárik De Athayde Prata - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (19):11.
    Searle defende a perspectiva – historicamente associada a Descartes – segundo a qual a consciência é a essência da mente. Isso gera complicações para que ele possa explicar a existência de fenômenos mentais inconscientes – existência que o próprio Searle aceita. Sua estratégia para conciliar a essencialidade da consciência com a existência de fenômenos mentais inconscientes é recorrer a uma teoria disposicional: estados inconscientes existem na forma de disposições para a causação de estados conscientes. O presente artigo se concentra em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. O Programa Integrado de Doenças Endêmicas: 12 Anos de Experiência.Aluizio Prata, Isaac Roitman, José Duarte de ARAÚJO & Zigman Brener - forthcoming - Manuscrito.[Links].
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  55
    Oscilações entre o Reducionismo e o Fisicalismo Não-Redutivo no Naturalismo Biológico de John Searle.T. A. Prata & M. M. De Lima Filho - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (2).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  18
    O que há de reducionismo no naturalismo biológico de Searle?Tárik De Athayde Prata - 2015 - Revista de Filosofia Aurora 27 (42):875.
    O artigo tem como objetivo geral determinar se o naturalismo biológico é uma forma de fisicalismo ou de dualismo. Após uma exposição das semelhanças da teoria com o fisicalismo reducionista, é examinada a visão de Searle sobre a redução causal, e discutida uma maneira como sua concepção acerca das capacidades causais da consciência e do cérebro pode ser reformulada para não comprometê-lo com o reducionismo.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  52
    On the Relationship between Subjective and Objective Properties in John Searle’s Biological Naturalism.Tárik De Athayde Prata - 2012 - Filosofia Unisinos 13 (3).
  24.  65
    Subjetividade ontológica na filosofia da mente de John Searle.Tárik de Athayde Prata - 2007 - Philósophos - Revista de Filosofia 12 (2).
    This paper contains an analysis of a famous criticism from John Searle on materialist tradition. This tradition uses to ignore or even refuse the subjectivity of mental phenomena. This paper examines Searle’s strategy to defend this subjectivity, refusing the essential character of behavior to the mental aspect (section II), distinguishing subjective and objective in epistemic and ontological senses (section III) and showing his solution to the problem of other minds (section IV). However, his attempt to obtain an indirect access to (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. É o naturalismo biológico uma concepção fisicalista?Tárik de Athayde Prata - 2012 - Principia: An International Journal of Epistemology 16 (2):255-276.
    http://dx.doi.org/10.5007/1808-1711.2012v16n2p255 O artigo investiga se o naturalismo biológico (a solução de John Searle para o problema mente-corpo) pode ser considerado uma concepção fisicalista acerca da mente. Apesar de defender um fisicalismo a respeito dos particulares (seção 2), Searle adere ao argumento básico dos dualistas para a irredutibilidade das propriedades mentais (seção 3), e não consegue fundamentar sua alegação de que tal irredutibilidade é compatível com o fisicalismo (seção 4). Desse modo, sua teoria da mente se revela como um dualismo de (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  24
    Consciência, subjetividade e o problema do inconsciente na filosofia da mente de John Searle.Tárik de Athayde Prata - 2020 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 1 (1):6-26.
    Resumo: John R. Searle articulou uma filosofia da mente de acordo com a qual a consciência é o mais importante dos fenômenos mentais, sendo essencialmente caracterizada por uma subjetividade de seu modo de existência. O problema é que a existência de fenômenos mentais inconscientes coloca essa concepção em dificuldades, pois fenômenos inconscientes existem sem serem vivenciados, ou seja, existem de forma objetiva. Para escapar desse problema, Searle propõe uma teoria disposicional do inconsciente, mas a tese do presente trabalho é que, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  19
    Consciência e fenômenos mentais inconscientes: as visões de David Armstrong e John Searle.Tárik De Athayde Prata - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (1).
    O artigo examina as concepções de consciência, bem como as concepções de fenômenos mentais inconscientes, de David Armstrong e John Searle. Enquanto Armstrong entende a consciência como decorrente de uma percepção de segunda ordem, de modo que um fenômeno inconsciente é apenas um fenômeno mental que não é percebido, Searle entende a consciência como um estado global, o que torna sua visão do inconsciente mais complicada. Estados mentais inconscientes não passam de padrões de atividade neuronal, padrões que são capazes de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  71
    The ontological layered model in John Searle's biological naturalism: a controversy with Jaegwon Kim.Tárik de Athayde Prata - 2012 - Discusiones Filosóficas 13 (21):119 - 137.
  29.  27
    Uma objeção à concepção disposicional dos fenômenos mentais inconscientes.Tárik De Athayde Prata - 2018 - Principia: An International Journal of Epistemology 22 (3):507-526.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30.  77
    Oscilações entre o reducionismo e o fisicalismo não-redutivo no naturalismo biológico de John Searle.Tárik de Athayde Prata & Maxwell Morais de Lima Filho - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (2):195-218.
    O artigo examina a concepção de Searle sobre a redução da consciência (em especial a sua teoria acerca de seus poderes causais), que se mostra obscura e incoerente. Porém, essa incoerência não é inevitável, pois o naturalismo biológico possui elementos que permitiriam a articulação de uma teoria mais clara a respeito das capacidades causais. O exame da teoria de Pereboom e Kornblith possibilita entender por que a afirmação de identidade das capacidades causais leva a um reducionismo. Essa teoria aponta um (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  7
    Is G.A. Cohen’s Egalitarian Ethos Consistent with Unconditional Basic Income?Julio Lucena de Andrés - 2024 - Basic Income Studies 19 (2):287-306.
    The egalitarian ethos, as formulated by G.A. Cohen, and the unconditional basic income are two proposals that a priori may seem incompatible. The reason is that Cohen’s ethos – aimed at reducing inequality without sacrificing efficiency or freedom- requires that individuals work hard in socially useful occupations without asking for any inequality-generating incentives. On the contrary, the UBI, as conceived by Van Parijs and van der Veen, consists of an income paid by the government to every full member of society (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  43
    The Western Canada Waiting List Project: development of a priority referral score for hip and knee arthroplasty.Carolyn De Coster, Stewart McMillan, Rollin Brant, John McGurran & Tom Noseworthy - 2007 - Journal of Evaluation in Clinical Practice 13 (2):192-197.
  33. Erratum to: A Twenty-First Century Assessment of Values Across the Global Workforce.David A. Ralston, Carolyn P. Egri, Emmanuelle Reynaud, Narasimhan Srinivasan, Olivier Furrer, David Brock, Ruth Alas, Florian Wangenheim, Fidel León Darder, Christine Kuo, Vojko Potocan, Audra I. Mockaitis, Erna Szabo, Jaime Ruiz Gutiérrez, Andre Pekerti, Arif Butt, Ian Palmer, Irina Naoumova, Tomasz Lenartowicz, Arunas Starkus, Vu Thanh Hung, Tevfik Dalgic, Mario Molteni, María Teresa de la Garza Carranza, Isabelle Maignan, Francisco B. Castro, Yong-lin Moon, Jane Terpstra-Tong, Marina Dabic, Yongjuan Li, Wade Danis, Maria Kangasniemi, Mahfooz Ansari, Liesl Riddle, Laurie Milton, Philip Hallinger, Detelin Elenkov, Ilya Girson, Modesta Gelbuda, Prem Ramburuth, Tania Casado, Ana Maria Rossi, Malika Richards, Cheryl Van Deusen, Ping-Ping Fu, Paulina Man Kei Wan, Moureen Tang, Chay-Hoon Lee, Ho-Beng Chia, Yongquin Fan & Alan Wallace - 2011 - Journal of Business Ethics 104 (4):589-590.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34. Proceedings of the 4th World Conference on Research Integrity: Brazil, Rio de Janeiro. 31 May - 3 June 2015.Lex Bouter, Melissa S. Anderson, Ana Marusic, Sabine Kleinert, Susan Zimmerman, Paulo S. L. Beirão, Laura Beranzoli, Giuseppe Di Capua, Silvia Peppoloni, Maria Betânia de Freitas Marques, Adriana Sousa, Claudia Rech, Torunn Ellefsen, Adele Flakke Johannessen, Jacob Holen, Raymond Tait, Jillon Van der Wall, John Chibnall, James M. DuBois, Farida Lada, Jigisha Patel, Stephanie Harriman, Leila Posenato Garcia, Adriana Nascimento Sousa, Cláudia Maria Correia Borges Rech, Oliveira Patrocínio, Raphaela Dias Fernandes, Laressa Lima Amâncio, Anja Gillis, David Gallacher, David Malwitz, Tom Lavrijssen, Mariusz Lubomirski, Malini Dasgupta, Katie Speanburg, Elizabeth C. Moylan, Maria K. Kowalczuk, Nikolas Offenhauser, Markus Feufel, Niklas Keller, Volker Bähr, Diego Oliveira Guedes, Douglas Leonardo Gomes Filho, Vincent Larivière, Rodrigo Costas, Daniele Fanelli, Mark William Neff, Aline Carolina de Oliveira Machado Prata, Limbanazo Matandika, Sonia Maria Ramos de Vasconcelos & Karina de A. Rocha - 2016 - Research Integrity and Peer Review 1 (Suppl 1).
    Table of contentsI1 Proceedings of the 4th World Conference on Research IntegrityConcurrent Sessions:1. Countries' systems and policies to foster research integrityCS01.1 Second time around: Implementing and embedding a review of responsible conduct of research policy and practice in an Australian research-intensive universitySusan Patricia O'BrienCS01.2 Measures to promote research integrity in a university: the case of an Asian universityDanny Chan, Frederick Leung2. Examples of research integrity education programmes in different countriesCS02.1 Development of a state-run “cyber education program of research ethics” in (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  4
    A. Jäger and D. Zamora Vargas, Welfare for Markets. A Global History of Basic Income, Chicago, The University of Chicago Press, 2023, 258 pp. [REVIEW]Julio Lucena de Andrés & Andreu Puigvert Domingo - 2024 - Res Pública. Revista de Historia de Las Ideas Políticas 27 (2):231-233.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  50
    É incoerente a concepÇÃo de searle sobre a consciÊncia?Tárik Prata - 2011 - Manuscrito 34 (2):553-574.
    O artigo investiga a frequente alegação na literatura filosófica de que a concepção de Searle sobre a redução da consciência é incoerente. Após um exame das teses básicas de sua teoria da mente , é discutida sua posição a respeito da identidade entre a consciência e a atividade cerebral . Da adesão de Searle a uma tese da identidade de ocorrências deve-se concluir que não há contradição entre esta tese e a irredutibilidade ontológica que ele defende. Porém, é possível deduzir (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  37.  27
    La necesidad de la epistemología en un mundo tecnificado: ¿es Rorty inconsistente?Antonio Diéguez Lucena - 2003 - Endoxa 1 (17):155.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. A Twenty-First Century Assessment of Values Across the Global Workforce.David A. Ralston, Carolyn P. Egri, Emmanuelle Reynaud, Narasimhan Srinivasan, Olivier Furrer, David Brock, Ruth Alas, Florian Wangenheim, Fidel León Darder, Christine Kuo, Vojko Potocan, Audra I. Mockaitis, Erna Szabo, Jaime Ruiz Gutiérrez, Andre Pekerti, Arif Butt, Ian Palmer, Irina Naoumova, Tomasz Lenartowicz, Arunas Starkus, Vu Thanh Hung, Tevfik Dalgic, Mario Molteni, María Teresa de la Garza Carranza, Isabelle Maignan, Francisco B. Castro, Yong-lin Moon, Jane Terpstra-Tong, Marina Dabic, Yongjuan Li, Wade Danis, Maria Kangasniemi, Mahfooz Ansari, Liesl Riddle, Laurie Milton, Philip Hallinger, Detelin Elenkov, Ilya Girson, Modesta Gelbuda, Prem Ramburuth, Tania Casado, Ana Maria Rossi, Malika Richards, Cheryl Van Deusen, Ping-Ping Fu, Paulina Man Kei Wan, Moureen Tang, Chay-Hoon Lee, Ho-Beng Chia, Yongquin Fan & Alan Wallace - 2011 - Journal of Business Ethics 104 (1):1-31.
    This article provides current Schwartz Values Survey (SVS) data from samples of business managers and professionals across 50 societies that are culturally and socioeconomically diverse. We report the society scores for SVS values dimensions for both individual- and societal-level analyses. At the individual-level, we report on the ten circumplex values sub-dimensions and two sets of values dimensions (collectivism and individualism; openness to change, conservation, self-enhancement, and self-transcendence). At the societal-level, we report on the values dimensions of embeddedness, hierarchy, mastery, affective (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   7 citations  
  39. Los principios de la democracia liberal y sus críticos.Isabel Victoria Lucena Cid - 2004 - In Seco Martínez, José María & David Sánchez Rubio (eds.), Esferas de democracia. Sevilla: Aconcagua.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. El credo del hombre libre y otros ensayos, de Bertrand Russell.Elisa Lucena - 1998 - Teorema: International Journal of Philosophy 17 (1):137-139.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. La relatividad conceptual y el problema de la verdad Bases para un realismo ontológico moderado.Antonio Javier Diéguez Lucena - 2020 - Scientia in Verba Magazine 6 (1):105-120.
    Algunos defensores del realismo científico, particularmente Ilkka Niiniluoto y Philip Kitcher, han intentado moderar las tesis ontológicas más fuertes del realismo buscando la integración de la teoría de la verdad como correspondencia con alguna versión matizada del relativismo conceptual propugnado por Putnam, según el cual el mundo carece de una estructura propia y, por tanto, la ontología depende de nuestros esquemas conceptuales. No es claro, sin embargo, que ambas cosas se puedan armonizar fácilmente. Si nuestro conocimiento del mundo está mediado (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  8
    Judicialização política: consequência de uma Democracia Procedimental?Bruna Brito Prata Ferreira - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    O objetivo desta pesquisa é averiguar se no caso específico brasileiro, a judicialização da política seria ou não uma relação de correspondência a uma condição de subsidiariedade das demandas sociais dentro da arena legislativa que tem como definição cumprir a função de representação do povo, ou seja, o Poder Legislativo segue uma lógica democrática procedimental que provoca a necessidade da atuação do Poder judiciário sobre demandas da sociedade civil?
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  18
    Entre o lembrar e o esquecer: reflexões sobre a memória e o esquecimento a partir de Nietzsche e Bergson.Ludymylla Lucena - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (1):85-94.
    This work aims to highlight the continuous game and the paradoxical relationship established between memory and forgetfulness based on the contributions of Friedrich Nietzsche and Henri Bergson. We will follow the hypothesis that the origin of memory and consciousness in Nietzsche is very close to that made by Bergson in Matter and Memory. I will try to expose how memory in Bergson arises in the interval between action and reaction, at the moment when man hesitates, organizes and selects the new (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  14
    La Pandemia de la Covid-19 y Nuestros Imaginarios Del Estado.Jorge Martínez Lucena - 2021 - SCIO Revista de Filosofía 20:147-181.
    El Estado ha sido imaginado desde antiguo. Cada sociedad tiende a imaginarlo desde las historias que se cuentan en ella, muchas de ellas basadas en la realidad y muchas otras puras ficciones. En este artículo intenta mostrar cómo ha variado la imagen del Estado-nación moderno en el Occidente globalizado desde finales del siglo XX hasta nuestros días, y, cómo ha podido transformar la pandemia de la COVID tales imaginarios. Además, intentamos los límites del Estado a la hora de tramar juntos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  20
    Physiological changes during first encounters and their role in determining the perceived interaction quality.Konrad Rudnicki, Carolyn Declerck, Charlotte De Backer & Mario Berth - 2019 - Interaction Studies 20 (2):275-306.
    What determines if the first interaction between strangers will be a pleasant experience? We conducted an experiment to investigate the extent to which the perceived quality of an interaction is influenced by conversation content and context, and we document the physiological changes that are likely to play a role in establishing rapport. Females who did not know each other met in pairs and conducted a gossip- or creativity task, either face-to-face or online. The conversation content had no effect on the (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Narratividad y pre-narratividad de la experiencia en A. MacIntyre, C. Taylor, P. Ricoeur y D. Carr.Jorge Martinez Lucena - 2008 - Rivista di Filosofia Neo-Scolastica 100 (4):73.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Acerca de los dos sentidos de la falsabilidad.Antonio Javier Diéguez Lucena - 1993 - Diálogo Filosófico 26:177-188.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  20
    A categoria trabalho nos dizeres de alunos da educação de Jovens e adultos de Brasil e Argentina.Hugo Leonardo Prata - 2020 - Filosofia E Educação 11 (3).
    Apresentamos um recorte da pesquisa realizada no âmbito do doutorado em Educação na Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. Utilizamos partes de entrevistas realizadas em uma escola no Rio de Janeiro, BR e em Córdoba, AR. Trabalharemos com uma categoria criada e desenvolvida na tese a partir de interlocuções com a bibliografia e a posterior análise. Objetivamos analisar as condições materiais dos sentidos dos discursos de alunos da Educação de Jovens e Adultos de Brasil e Argentina sobre a categoria trabalho. Nos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. La música en el Monasterio de Santa Inés de Sevilla. Relación de obras de Don Buenaventura Iñiguez.I. Osuna Lucena - 1994 - Verdad y Vida 52 (207-08):895-904.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Alguien, en efecto, ha debido malinterpretar algo: el desafío de Fodor y Piattelli-Palmarini al darwinismo.Antonio Javier Diéguez Lucena - 2011 - Ludus Vitalis 19 (35):341-357.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 929